Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Google Workspace

Apresentamos o Google Workspace



Há mais de uma década o Google cria produtos para ajudar as pessoas a transformar o jeito de trabalhar.

Agora, o próprio trabalho está se transformando de maneira nunca vista antes. Para muita gente, o trabalho deixou de ser um local físico onde as pessoas vão todos os dias – e muitos contatos que costumavam ocorrer presencialmente estão rapidamente se tornando virtuais. Quem frequentava escritórios não tem mais a possibilidade de bater papo no cafezinho ou enquanto caminha até a sala de reunião. Em vez disso, a casa da gente está se tornando o espaço usado também para atividades profissionais. Os funcionários da linha de frente – sejam operários num canteiro de obras ou entregadores que garantem a distribuição de bens essenciais – usam o celular o tempo todo para realizar tarefas. Enquanto isso, médicos que cuidam de pacientes e governos locais que atendem à população aceleram a adoção da tecnologia para oferecer seus serviços.

Em meio a tantas mudanças, o tempo parece mais fragmentado, dividido entre responsabilidades pessoais e profissionais. Com isso, fica cada vez mais difícil estabelecer e manter contato humano.

São desafios sem precedentes – mas que também representam uma oportunidade de ajudar as pessoas a navegar por um mundo cada vez mais espalhado e digital. Com a solução certa nas mãos, as pessoas podem colaborar com mais facilidade, dedicar mais tempo ao que de fato gostam de fazer e preservar o contato humano, onde quer que estejam.

O nome dessa solução é Google Workspace: tudo o que você precisa para fazer qualquer coisa, agora num único lugar. O Workspace inclui todos os aplicativos de produtividade que você já conhece e adora – Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Meet – e traz ainda mais. Não importa se você está voltando ao trabalho presencial, se continua no home office, se vai para a linha de frente usando o celular ou se atende clientes diretos: o Google Workspace é a melhor maneira de criar, comunicar e colaborar.
O Google Workspace introduz três avanços importantes:


Nova experiência de usuário

No Next OnAir, anunciamos um jeito melhor de trabalhar de casa. Um jeito inteligente, que reúne ferramentas essenciais de comunicação e colaboração: chat, e-mail, chamadas por voz e vídeo, gestão de conteúdo de colaboração. Tudo numa experiência única, integrada, que garante aos funcionários acesso a tudo o que precisam num lugar só. Essa nova experiência já está disponível para todos os clientes que pagam pelo Google Workspace (até agora G Suite).

Ao longo dos próximos meses a experiência será ampliada para ajudar consumidores a realizar tarefas como criar um grupo dos moradores do bairro, controlar o orçamento familiar ou planejar uma comemoração usando ferramentas integradas como Gmail, Chat, Meet, Documentos e Atividades.

Já facilitamos a vida das empresas na hora de se conectarem a clientes e parceiros, graças a recursos de acesso para convidados no Chat e no Drive. Nas semanas que virão, será possível criar e colaborar num documento, de forma dinâmica, com convidados que estejam numa sala de Chat. Assim, fica ainda mais simples compartilhar conteúdo e trabalhar diretamente com pessoas de fora da empresa – e todos têm acesso e conhecimento sobre as mesmas informações.

  1. Experiência de usuário nova e totalmente integrada, que ajuda equipes a colaborarem com mais eficiência, funcionários da linha de frente a se manterem conectados e empresas a criar novas experiências digitais para seus clientes
  2. Nova identidade de marca, que reflete nossa ambiciosa visão de produto e a harmonia entre todos os nossos serviços funcionando juntos
  3. Novas maneiras de começar a usar soluções feitas sob medida para as necessidades específicas da nossa ampla gama de clientes
Apresentamos o Google Workspace

Se a gente pensar que cada minuto gasto no trabalho poderia ter sido dedicado a ajudar um filho com o dever de casa, fica mais fácil entender a importância de ser eficiente. O Google tem trabalhado com afinco para acrescentar recursos úteis, que facilitem na hora de realizar todas as tarefas profissionais prioritárias. Um exemplo: em Documentos, Planilhas e Apresentações, agora o usuário já pode ver uma prévia de um arquivo linkado, sem ter de abrir uma aba nova. Isso significa gastar menos tempo trocando de um aplicativo para outro – e dedicar mais tempo ao que realmente importa. A partir de hoje, sempre que você marcar uma @pessoa em algum documento, uma ficha inteligente vai aparecer com informações sobre aquele contato, incluindo profissionais que não trabalham na mesma empresa, com contexto e sugestões de ações como acrescentar o nome aos seus Contatos, mandar um e-mail, uma mensagem de chat ou começar uma chamada de vídeo.


Ou seja: o Google Workspace permite conectar usuários a conteúdos e pessoas relevantes, direto nos Documentos, nas Planilhas ou nas Apresentações. Com isso, o usuário pode realizar mais tarefas sem sair da página onde já está.

Apresentamos o Google Workspace

Sabemos também que apoiar as conexões humanas é ainda mais importante num momento em que tanta gente está trabalhando de forma remota e interagindo com clientes pela internet. Graças a essas conexões, as equipes se mantêm unidas – e só assim é possível estabelecer laços de confiança e lealdade com clientes.

Em julho, anunciamos a chegada do recurso “picture-in-picture” (uma imagem dentro da outra) ao Gmail e ao Chat. Com isso, dá para ver e ouvir as pessoas com quem a gente está trabalhando, enquanto a gente trabalha junto. Nos próximos meses, o picture-in-picture do Meet vai ser lançado também para Documentos, Planilhas e Apresentações. Essa ferramenta é particularmente útil para situações de contato com clientes, no momento de apresentar uma proposta ou explicar um documento. Se antes era possível enxergar apenas o arquivo apresentado, agora dá para se beneficiar do contato visual e das informações que a gente só consegue obter quando observa o rosto e a reação do interlocutor.

Apresentamos o Google Workspace

Além disso, sabemos que muitas empresas estão adotando uma mistura de ambientes remotos e presenciais. Por isso o Meet oferece apoio para uma série de aparelhos, incluindo a mais avançada inteligência artificial do Google. Os kits de hardware Series One, super úteis e inclusivos, oferecem som imersivo e podem ganhar escala de forma fácil e simples; já a integração nativa com Chromecast e dispositivos inteligentes Nest tornam a experiência de trabalho mais agradável – seja em casa ou no escritório.

Nova identidade de marcaHá dez anos, quando muitos produtos do Google foram desenvolvidos pela primeira vez, eles surgiram como aplicativos individuais que solucionavam diferentes desafios: o Gmail aprimorava a experiência do e-mail, os Documentos permitiam que as pessoas colaborassem de uma forma nova e diferente. À medida que os anos passaram, os produtos foram se integrando – de tal maneira que as linhas que separam os apps do Google começaram a ficar quase invisíveis.

A nova marca do Google Workspace reflete esse espírito conectado, útil e flexível – e o mesmo vale para os ícones. Ao longo das próximas semanas, você verá novos ícones de quatro cores para Gmail, Drive, Agenda, Meet e para as ferramentas de criação colaborativa como Documentos, Planilhas e Apresentações – integrantes da mesma família. Esse visual é uma representação gráfica do nosso compromisso em criar experiências integradas de comunicação e colaboração para todos, sempre com a praticidade e simplicidade do Google.

Nos próximos meses, o Google Workspace também vai chegar aos clientes das áreas de educação e entidades sem fins lucrativos. Na área de ensino, os clientes poderão continuar acessando nossas ferramentas por meio do G Suite para Educação – que inclui Sala de Aula, Atividades, Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações e Meet. Já o G Suite para organizações sem fins lucrativos continuará disponível para entidades que se encaixem nos critérios de participação, por meio do programa Google para Organizações Sem Fins Lucrativos.

Novas maneiras de começar a usar os produtos

Simplicidade, utilidade e flexibilidade: esses princípios orientadores se aplicam tanto à forma com que as pessoas vivenciam nossos produtos quanto à nossa forma de trabalhar. Todos os nossos clientes precisam de soluções transformadoras, seja para facilitar a vida no home office, para apoiar os funcionários na linha de frente, para criar experiências digitais imersivas para o consumidor final ou todas as alternativas anteriores. A despeito dessas necessidades comuns, cada empresa e negócio precisa de diferentes níveis de armazenamento, gestão, segurança e compliance.

Pensando nisso, estamos aprimorando nossas edições de modo a garantir soluções sob medida, que ofereçam mais alternativas e ajudem os clientes a aproveitar ao máximo os benefícios do Google Workspace. As novas edições para pequenas empresas foram criadas para quem deseja realizar compras rápidas, num esquema self-service. Já as edições para grandes companhias foram projetadas para ajudar organizações com necessidades mais complexas de implantação, que costumam exigir assistência técnica ao longo de um período mais longo de aquisição e adoção dos produtos.

Para mais informações sobre essas diferentes soluções, acesse nossa página de preços. Clientes que já trabalham com o Google podem se informar aqui sobre como será a transição.

Apoio total a nossos clientes e parceiros

Os clientes e usuários do Google Workspace são nossa grande inspiração na tarefa de enfrentar e compreender as mudanças que temos pela frente. Estamos atravessando um momento de grandes desafios, mas sabemos que ele é também o início de uma nova forma de trabalhar em parceria – uma forma mais produtiva, colaborativa e impactante.

O Google Workspace é a concretização da nossa ideia de um futuro no qual o trabalho é mais flexível, o tempo é mais valioso, e as conexões humanas são cada vez mais importantes. Há mais de uma década batalhamos para transformar essa ideia em realidade, e é um grande prazer concretizar essa visão junto com todos vocês.