Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Maps

Novos recursos do Google Maps ajudam usuários a circular em segurança durante a crise da COVID-19



Ir do ponto A ao ponto B pode ser um pouco mais complicado hoje em dia. Não basta pensar no percurso mais rápido ou na forma mais confortável de chegar lá: diante da COVID-19, é cada vez mais importante saber se a estação de metrô estará cheia quando passarmos por ela, ou se nossa linha de ônibus está circulando a intervalos maiores. Atualmente, é fundamental ter essas informações na palma da mão, antes e durante o trajeto. Isso vale tanto para quem trabalha na linha de frente e precisa circular em segurança de casa para o emprego, quanto para a população em geral, à medida que vários países começam a retomar gradualmente as atividades.

A mais recente versão do Google Maps para Android e iOS traz vários recursos novos que ajudam a encontrar facilmente informações importantes caso seja necessário sair de casa, de carro ou transporte público.

Avisos sobre informações importantes
A partir de agora, quando o usuário procurar instruções sobre trajetos que podem sofrer restrições relacionadas à quarentena, o Maps vai mostrar avisos importantes para que você esteja preparado. Os alertas se baseiam em informações atualizadas dos departamentos locais de trânsito – e podem, por exemplo, mostrar serviços de transporte cuja circulação está limitada devido a ordens do governo ou estações e linhas onde o uso de máscara é obrigatório. Os alertas de trânsito estão sendo lançados na Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Colômbia, França, Índia, México, Holanda, Espanha, Tailândia, Reino Unido e EUA, onde temos informações de agências de trânsito locais e mais em breve.

Também estamos introduzindo alertas de direção para notificá-lo sobre os pontos de verificação e restrições da COVID-19 ao longo do seu percurso, como ao atravessar fronteiras nacionais (começando primeiro no Canadá, México e EUA). Você verá um alerta na tela com as instruções sobre como chegar ao destino digitado, logo depois de iniciar a navegação.

Ao navegar para instalações médicas ou centros de testes para COVID-19, exibiremos um alerta lembrando que você deve telefonar antes de sair de casa. Assim, a pessoa se informa sobre disponibilidade de atendimento e orientações que ajudam a evitar perder a viagem ou sobrecarregar desnecessariamente o sistema de saúde. A partir desta semana, os alertas para instalações médicas estarão disponíveis na Indonésia, Israel, Filipinas, Coréia do Sul e EUA, e alertas de centros de testes estarão disponíveis nos EUA.
As informações para esses avisos vêm de fontes como departamentos municipais, estaduais e federais ou de seus sites e estamos trabalhando ativamente com outras agências em todo o mundo para trazer ainda mais desses dados úteis para os usuários no Google Maps. Órgãos interessados em trabalhar conosco podem clicar aqui para obter informações de restrições de direção e aqui para alertas de transporte público.

Informações para evitar aglomerações no transporte público
No ano passado, o Google Maps passou a oferecer um recurso que prevê a movimentação de pessoas no transporte público. Alimentada por dezenas de milhões de contribuições, essas previsões ajudam as pessoas a saber se uma linha de ônibus ou metrô pode estar cheia. Agora está ainda mais fácil colaborar informando sobre o volume de pessoas no transporte público, para que outros usuários evitem estações ou vagões cheios. Basta clicar em Rotas, avançar até Informações de Trânsito, rolar a página para conferir a previsão de lotação (nos lugares onde esse recurso estiver disponível) e compartilhar a própria experiência para ajudar outras pessoas.

Em fevereiro deste ano, anunciamos também novidades como temperatura, acessibilidade e segurança a bordo do transporte público – bem como vagões reservados para mulheres, em cidades onde esse serviço é oferecido. Agora essas informações estão sendo ampliadas para usuários de todo o mundo: é possível encontrar dados compartilhados por quem já usou essas rotas e serviços ou enviar as próprias contribuições, logo ao lado das rotas de transporte público. Acrescentamos ainda mais detalhes sobre acessibilidade, para facilitar a vida de passageiros com mobilidade reduzida ou cadeirantes. Ficou mais fácil encontrar ou enviar informações sobre portas, assentos, botões de parada adaptados para cadeiras de rodas e muito mais.

Novos recursos do Google Maps ajudam usuários a circular em segurança durante a crise da COVID-19

Encontre e contribua com informações sobre lotação para linhas de transporte público

Os usuários de transporte público estão cada vez mais atentos ao conforto e à lotação (ou não) de suas viagens. A partir de hoje, será possível saber em quais horários as estações costumam estar mais cheias, e planejar viagens levando esse fato em consideração. Basta digitar o nome de uma estação no Maps ou clicar em cima do ponto que marca aquela parada para ver os horários dos trens e dados sobre lotação, se estiverem disponíveis. Ao longo das próximas semanas, todas essas informações vão começar a aparecer – alimentadas por dados agregados e anônimos de usuários que deixam o Histórico de Localização habilitado no Google (vale lembrar que, por padrão, essa configuração fica desligada). Para proteger os usuários, as informações só serão divulgadas quando tivermos dados suficientes para atender às exigências de privacidade.

Novos recursos do Google Maps ajudam usuários a circular em segurança durante a crise da COVID-19

Veja os horários de pico de uma estação de transporte público e a movimentação no local naquele momento

Não há dúvidas de que a COVID-19 causou um grande impacto sobre nossa forma de circular (ou não) pelo mundo. À medida que cidades e países ao redor do mundo se ajustam à nova realidade, o Google Maps tem o compromisso de colocar as informações mais importantes e úteis na palma da sua mão, para que você se sinta seguro, quando for permitido, para sair de casa.