Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Arts & Culture

Jogos e brincadeiras para aprender sobre arte e cultura



O ser humano é curioso por natureza, e gosta de aprender. E não existe maneira melhor de aprender do que brincando. Por isso estamos apresentando novas maneiras de saber mais sobre cultura, de um jeito divertido e interessante. A partir de hoje já é possível gravar vídeos com o Art Projector – uma ferramenta que usa realidade aumentada para trazer obras famosas ao seu ambiente. Toque no ícone Câmera para começar a registrar seus pensamentos sobre essas pinturas, disponíveis agora no aplicativo Google Arts & Culture para Android e em breve no iOS.


O Art Projector permite que qualquer pessoa se torne curadora de um vídeo sobre arte. Mas, além disso, o pessoal criativo que desenvolve os códigos para o laboratório do Google Arts & Culture bolou outras formas super legais de aprender mais sobre arte, cultura e história – brincando. O resultado desse trabalho é a nova coleção “Play with Arts & Culture”, que oferece games, quebra-cabeças e jogos de perguntas e respostas com informações sobre os tesouros culturais das centenas de instituições parceiras. Participe pelo computador, acessando o site g.co/artgames, ou pelo aplicativo gratuito do Google Arts & Culture para Android e em breve para iOS.


A festa do quebra-cabeça 

Jogos e brincadeiras para aprender sobre arte e cultura

Este jogo oferece quebra-cabeças colaborativos, que podem ser montados junto com a família e os amigos – ou por conta própria. Mergulhe nos detalhes de mais de 500 obras – incluindo Flores, de Andy Warhol, Menina com Brinco de Pérola, de Johannes Vermer, e Primeira-Dama Michelle Obama, de Amy Sherald.


O que surgiu primeiro?

Jogos e brincadeiras para aprender sobre arte e cultura


O que surgiu primeiro? A Estátua da Liberdade ou o jogo de vôlei? Quanto mais rápido você responder, mais alta a sua pontuação! Para quem quer saber ainda mais sobre história, basta clicar num dos itens e conferir mais informações.
Palavras-cruzadas culturais 

Jogos e brincadeiras para aprender sobre arte e cultura


As Palavras-cruzadas culturais são um jeito super legal de aprender mais sobre arte, história e temas como tecidos africanos ou posturas de ioga. Clique nas caixas dentro da grade para ver uma pista, e digite a sua solução. Se você acertar a resposta, continue clicando e descubra ainda mais sobre esse assunto no Google Arts & Culture.
Palavras-cruzadas visuais 

Jogos e brincadeiras para aprender sobre arte e cultura

Uma imagem vale mais do que mil palavras, já diz o ditado. Pensando nisso, partimos da ideia de palavras-cruzadas visuais para criar este jogo que deve ser resolvido com imagens, e não letras. Descubra onde se encaixa cada obra: Renascença ou Modernismo? Van Gogh ou Gaugin – ou ambos? Arraste a imagem para a caixa correta e avance para novos níveis de dificuldade.
Livro de arte para colorir

Jogos e brincadeiras para aprender sobre arte e cultura

Van Gogh pintou os girassóis de amarelo – mas você pode usar a cor que quiser! As crianças adoram atividades de colorir, mas esse passatempo é cada vez mais popular entre adultos que querem relaxar e aprender ao mesmo tempo. Exercite seu talento e sua inspiração colorindo obras de artistas famosos e até de marcos geográficos importantes do Street View.
Comece a criar vídeos com o Art Projector e a jogar com o aplicativo Google Arts & Culture para Android - ou em breve no iOS. Não importa se você está jogando por diversão ou aprendendo algo novo, esperamos que o "Play with Arts & Culture" o ajude a descobrir ainda mais os incríveis tesouros que nossos parceiros estão disponibilizando para qualquer pessoa on-line.