Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Classroom

G Suite for Education: proteção à privacidade de professores e alunos



Desde que surgiu pela primeira vez, há 13 anos, o G Suite for Education vem oferecendo a escolas de todo o mundo ferramentas fáceis de usar – que, ao mesmo tempo, protegem os dados dos alunos. A equipe do G Suite for Education trabalha em estreita parceria com colégios de vários países para oferecer maneiras cada vez mais interessantes de ensinar e aprender, dentro ou fora da sala de aula – a qualquer hora, em qualquer aparelho. Com o passar do tempo, os modelos de ensino e aprendizado foram mudando, e cada vez mais educadores e estudantes adotaram nosso serviço. Por isso queremos responder às dúvidas mais comuns sobre como garantimos a segurança e a privacidade dos usuários.

O G Suite for Education é um conjunto gratuito de produtos para escolas e universidades credenciadas. Graças a eles, os professores passam menos tempo preocupados com tecnologia e mais tempo dedicados à pedagogia. O G Suite for Education tem uma série de serviços básicos que incluem produtos Google bem conhecidos de milhões de pessoas – como Gmail, Agenda, Documentos, Formulários, Apresentações e Meet. Existe também o Google Sala de Aula, que ajuda educadores a criar, avaliar e recolher tarefas de forma simples e rápida – e a comentar os trabalhos com os alunos, em tempo real. No caso de escolas de ensino fundamental e médio, estão disponíveis também alguns serviços do Google que não fazem parte do G Suite for Education – como Google Books, Google Earth e Busca. Basta que esses serviços sejam habilitados pelos administradores da escola, após obter consentimento de pais e responsáveis.

Segurança para os dados de professores e alunos

Embora no G Suite for Education os dados das escolas continuem a pertencer às instituições, cabe ao Google a responsabilidade de garantir a segurança dessas informações. Construímos e operamos servidores e serviços de plataforma próprios e seguros, e facilitamos a vida de administradores que queiram usar controles avançados de segurança para proteger dados sensíveis. Além disso, é possível deletar ou exportar dados a qualquer momento. A seguir, a gente explica como funciona.

Como as escolas administram os dados dos alunos?

O G Suite for Education oferece contas Google para alunos, professores e funcionários, administradas pela escola. Caso um departamento de educação, colégio ou universidade decida parar de usar o Google – ou se um estudante quiser exportar os próprios dados quando se formar, por exemplo –, o administrador da conta pode permitir que o aluno leve essas informações consigo. Este link é muito útil para escolas em busca de mais instruções sobre como se comunicar com pais ou responsáveis sobre o G Suite for Education.

Se você for pai, mãe ou responsável por um aluno de ensino fundamental ou médio, é possível acessar as informações pessoais do seu filho ou solicitar que elas sejam apagadas pelo administrador da escola. Caso o responsável deseje interromper a coleta ou o uso de dados da criança, basta solicitar que o administrador use os controles de serviço disponíveis para limitar o acesso do aluno a recursos e serviços – ou para deletar completamente a conta do estudante. Quando a criança está logada na própria conta do G Suite for Education, ela pode, junto com pai ou mãe, acessar Minha Conta para visualizar e controlar as informações e configurações pessoais.

Como o Google garante a segurança dos dados?

Nossos sistemas e centros de dados estão entre os mais seguros do setor. Resistimos veementemente a qualquer tentativa de acesso ilegal aos dados de nossos clientes. Na verdade, as informações das escolas contam com as mesmas camadas de proteção usadas nas operações do próprio Google. Nossos engenheiros trabalham sem cessar para implantar a segurança dos produtos e ferramentas para alunos e educadores – e para reagir rapidamente a qualquer ameaça ou fragilidade que possa aparecer. Para mais informações sobre os controles de segurança do G Suite for Education, acesse esta página.

O Google não permite a veiculação de anúncios nos serviços básicos do G Suite for Education

Os serviços básicos do G Suite for Education não têm anúncios, e o Google não coleta ou usa dados de alunos para fins de publicidade ou para criar perfis comerciais. Resumindo: não vendemos dados para terceiros.

Existem alguns serviços adicionais (como YouTube, Mapas e Blogger) que se dirigem a consumidores, e podem ser usados nas contas do G Suite for Education. Mas isso só acontece quando o administrador do domínio da escola habilita o acesso a eles. Tais serviços podem mostrar anúncios relacionados ao contexto, mas não usamos informações pessoais (ou qualquer dado associado à conta) para dirigir publicidade a usuários de ensino fundamental ou médio.

Cumprimos as regulações e seguimos as melhores práticas do setor

O G Suite for Education apoia o cumprimento às leis de privacidade de todo o mundo – como o Family Educational Rights and Privacy Act (FERPA), o Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA) e a General Data Protection Regulation (GDPR). Nossos produtos foram criados pensando nas exigência regulatórias, e queremos ser ainda mais cuidadosos e ir além do que obrigam as leis. Por isso assinamos o Student Privacy Pledge para os serviços essenciais do G Suite for Education.

Nosso compromisso com privacidade e segurança ajuda educadores e gestores de instituições de ensino a criar um ambiente saudável e protegido – garantindo, ao mesmo tempo, que o processo de aprendizado seja produtivo, personalizado e colaborativo. Para mais detalhes, sugerimos que você acesse a Central de Privacidade e Segurança e o Aviso sobre Privacidade do G Suite for Education. Caso você seja pai, mãe ou responsável e esteja em busca de informações sobre como garantir a segurança da sua família na internet – inclusive fora do ambiente escolar – visite a Central de Segurança do Google para Famílias.